sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Tendências da Nintendo


Recentemente, o grande "mago" da Nintendo comentou sobre muitos assuntos referentes ao mundo dos video games. Shigeru Miyamoto foi longe e falou sobre tecnologias em alta definição, foco em conteúdos criados pelos próprios gamers e mais.

Wii HD?

E aí, Wii HD ou não?Todo mundo sabe que a Nintendo optou por controles mais interativos ao invés de investir pesado em tecnologias gráficas. O que muitos desconhecem é que a "Big N" pretende acompanhar as tecnologias mais atuais de reprodução gráfica.

Miyamoto deu a entender que, como as televisões em HD — alta definição — estão muito mais comuns agora do que estavam três anos atrás, no momento em que o Nintendo Wii foi lançado. Infelizmente, ainda não ocorreu nenhuma confirmação referente a um possível surgimento do "Wii HD" ou à aplicação das novas tecnologias no próximo console da empresa.

"Eu não acho que haja qualquer coisa errada com gráficos bonitos e, se eu sou um consumidor que possui uma HDTV, eu gostaria de jogar meus games com bons visuais também. E eu acho que, como nós estamos acompanhando as taxas de aceitação no crescimento das HDTVs, nós veremos os jogos da Nintendo e os video games em geral acompanhando essa progressão tecnológica."

"Mas eu não acho que é realmente verdade que somente os gráficos são capazes de fazer uma experiência de jogo melhor. Portanto, nós ainda manteremos o foco na jogabilidade, mas aproveitaremos as novas tecnologias assim que elas aparecerem."

A influência de LittleBigPlanet

O produtor de jogos também comentou sobre a importância de games que estimulam as criatividades dos jogadores de forma inteligente e divertida. Em "uma" única palavra: LittleBigPlanet. Miyamoto acredita que jogos em perspectiva de visão lateral (Mario) são ideais para esse tipo de estímulo.

PequenoGrandePlaneta

A Nintendo ainda está discutindo o possível surgimento de um editor de criação de fases na série Mario vs. Donkey Kong. Está bastante claro que a empresa possui muito interesse em conteúdos gerados pelos próprios jogadores, como comprova o lançamento do Flipnote Studio, para Nintendo DSi.

"Eu acredito que esse tipo de experiência interativa continuará a crescer e nós veremos muito mais conteúdos gerados por usuários que terão sucesso. Eu sempre tive interesse nesse tipo de ferramenta de criação, portanto eu definitivamente estarei aberto a ideias como essa no futuro."

Mario e a experiência multiplayer

O produtor de jogos disse que o conceito original da série Mario Bros. tinha como foco a experiência de jogo com duas pessoas. No entanto, os games Super Mario Bros. acabaram levando os jogadores a embarcarem de forma mais expressiva em uma jogabilidade single player.

O retorno Mas é claro que o próprio Nintendo Wii foi criado com base nisto: diversão em grupo em um mesmo console. Visto que o título New Super Mario Bros. Wii é um jogo multiplayer, Miyamoto mostra que a empresa nunca perdeu interesse em criar experiências multiplayer.

E a experiência muda completamente se a pessoa joga sozinha ou em grupo. Com a estratégia de observar atentamente as expressões das pessoas que testam os games mais novos, o produtor comprovou a diferença.

"As pessoas jogavam sozinhas e... Elas tinham um olhar sério em seus rostos. Elas estavam trabalhando bastante e foi um forte desafio para elas. Mas, assim que várias pessoas começaram a jogar o game, as expressões mudaram drasticamente."

O multiplayer é perfeito para que o nível de dificuldade escolhido seja explorado com mais profundidade. Isso ocorre porque os diferentes tipos de jogadores podem se relacionar de várias maneiras diferentes. Gamers mais experientes, por exemplo, podem ajudar pessoas iniciantes em um determinado game.

Miyamoto disse que, com a resposta do público ao título New Super Mario Bros. para Nintendo DS, foi possível perceber que o multiplayer é a chave para esse tipo de variedade na jogabilidade. Ainda assim, o balanço dos níveis de dificuldade — para que tanto jogadores assíduos quanto novatos fiquem satisfeitos com a experiência — é um dos maiores desafios para os desenvolvedores.

Em resposta às perguntas dos críticos sobre o nível de dificuldade de New Super Mario Bros. Wii (visto que muitos acham que o game para DS é muito fácil), o desenvolvedor falou que o que a Nintendo criou com relação ao novo título é, na realidade, bem difícil.

Obs : Go Go Nitendo !!

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons